Para quem não sabe, ''O Cálice de Fogo'' seria divido em duas partes, assim como foi no último capítulo da saga. Mas o novo diretor, cujo tinha uma tarefa difícil pelo ótimo ''O Prisioneiro de Azkaban'', não quis, e foi feito apenas este filme. Mas infelizmente, isso foi um erro colossal, pois o quarto filme da série se demonstra um excelente filme, porém, com inúmeras alterações ao livro, e não só isso, como ignoraram grande parte dele também. Como se não bastasse, o filme é extremamente corrido, o que significa que se fosse dividido em dois, teríamos o mesmo grau de diversão, mas com todas as partes do livro. Infelizmente o diretor não concordou, para o aborrecimento dos fãs, e Steve Kloves se atrapalhou com seu roteiro ao tentar amarrar a história do livro de Rowling, e acabou ignorando pelo menos metade dela.
Felizmente, Mike Newell entrega aos fãs um diversão impecável, ele não deixa o filme cansativo nem por um segundo, além de contar com um grande ponto positivo: dos quatros filmes, esse é o que mais empolga o espectador. As cenas de ação, principalmente as três tarefas, são incrivelmente bem dirigidas,e te fazem ficar na ponta da cadeira. E o clímax final é de se tirar o chapéu, com a volta de Lord Voldemort.
O diretor é inteligente também, em manter o céu sempre nublado, para deixar o filme sombrio e manter o tom adulto introduzido por Cuáron no terceiro filme. Mas que ao mesmo tempo, pode se considerar um erros, pois na obra literária não há um aspecto sombrio.
E chegamos ao roteiro de Kloves, e o roteirista se demonstra mais uma vez fraco ao escrever seu texto.
Se reclamei pelo fato de que em ''A Pedra Filosofal'' o roteiro seguia idêntico ao filme, aqui ele simplesmente muda tudo e deixa de fora metade do livro. Não há o famoso mistério em cima de Barto Crouch e seu desaparecimento, o F.A.L.E. também nem é ao menos mencionado. E porquê não há a volta de Dobby ? Um momento tão esperado pelos fãs. Perguntas que apenas Steve Kloves pode responder.
Deixando um pouco de lado os termos de narrativa, em técnica era óbvio que o filme não ia decepcionar, por isso não vou nem comentar os efeitos visuais. A trilha que agora não pertence á John Willians, é excelente e bem utilizada, e a, fotografia ajuda a criar o tom sombrio que o filme procura.
''O Cálice de Fogo'' tem tudo para deixar os fãs aborrecidos, mas também é inegavelmente um ótimo filme para qualquer cinéfilo. Mas meu lado fã entra nessas horas, e o gostinho de decepção é o que fica quando sobem os créditos finais.
NOTA: 7-BOM
Gostei da forma como vc escreve!
ResponderExcluirEu gosto de ousadia nos filmes
porém acho necessário seguir fielmente a
obra literária que está sendo adaptada.Acho o ''Cálice de fogo'' um dos melhores da serie mas acho que logo logo irei desgostar shuahuhauhsa Comecei a ler os livros e terminei ontem o 2° e quando comecei a assistir pela 20° vez(exageradoooo - kkkkk) ao filme,mesmo tendo a fidelidade toda eu olhei com maus olhos :/
Mesmo sendo fiel acaba correndo e perdendo as pequenas essências dos detalhes.Então,os livros acabaram me fisgando e acho que vou passar a odiar os filmes kkkkkkk ( brincadeira ).Estou ansioso pelo 3° livro,visto que antes eu não estava gostando da escrita e da história da J.K. Rowling.
Convido vc a conhecer meu blog sobre filmes MUNDO FAVORITO!
http://mundofavoritobr.blogspot.com.br/ :D
Fala Fabrício ! Valeu pelo elogio. Concordo com você, os filmes tem que ser fieis aos livros, mas ao mesmo tempo com algumas mudanças necessárias. Vou dar uma olhada sim no blog, abraço !
Excluir